sábado, 14 de abril de 2012

SANTA TERESA JORNET, A TERESA QUE NÃO FOI EM CARMELO.




Teresa Jornet e Ibars foi a fundadora das Pequenas Irmãs da Abandonada Idade, mais conhecido como as Irmãzinhas dos Pobres (não confundir com a congregação também chamada esta, fundada na França por Santa Joana Jugan ). Ela nasceu em 9 de janeiro de 1843, a um agricultor Francisco Jornet e sua esposa, Antonieta Ibars, na região catalã de Espanha.
Desde tenra idade, Teresa demonstrou uma forte preocupação para os pobres, muitas vezes trazendo-os para a casa de uma tia, onde estavam a certeza de receber assistência. Ela mais tarde mudou-se para a vizinha cidade de Lérida, vivendo com outra tia, como ela perseguiu educação. Ela cresceu para se tornar um professor nos subúrbios de Barcelona.
Durante este tempo, ela se sentiu atraído pela vida monástica e aplicado para a admissão às Clarissas perto de Burgos . Ela foi impedida de fazê-lo, no entanto, por anti-clericais leis então em vigor. Devido a este rumo dos acontecimentos, ela se dedicou a sua doutrina, e se tornou um terciário carmelita para ajudar no desenvolvimento de sua vida espiritual. A morte de seu pai foi seguido por uma grave doença que a mantinha sair de casa por um período prolongado.
Naquela época, ela foi incentivada por seu diretor espiritual , o reverendo Saturnino López y Novoa, para realizar o atendimento das muitas pessoas idosas da região que estavam vivendo na solidão e pobreza. Este respondeu um forte senso de futilidade Teresa vinha se sentindo em sua vida, e ela aceitou o desafio.
Em 1872, ela abriu a primeira casa para esse fim na cidade de Barbastro. Entre o pequeno grupo de ajudantes que permitiram esta era a sua própria irmã, Maria. Em 27 de janeiro do ano seguinte, esse pequeno grupo tomou o hábito e se tornou um religioso congregação , com Teresa tomando o nome da fundadora grande da Ordem Carmelita que ela tinha anteriormente pertencia, Teresa de Jesus. Ela foi eleito o primeiro superior da nova comunidade.
Os membros da comunidade foram totalmente dedicado ao cuidado de suas cargas idade. Madre Teresa de Jesus ensinou suas Irmãs a sacrificar seus próprios confortos pessoais para que os homens e mulheres para quem se importava, a ponto de negar-se até mesmo casacos no inverno, o que poderia ser dado a eles. Além de seu forte compromisso, foi observado um forte ar de serenidade durante toda a vida, tudo o que atraiu muitas mulheres jovens para se juntar no seu trabalho.
Um surto de cólera atingiu a Espanha em 1897. Ela se juntou aos outros membros da congregação em seu cuidado non-stop das vítimas desta praga. No momento em que tinha terminado, vinte e quatro Little Sisters e setenta dos seus pacientes tinham sucumbido à doença. Desgastado por este esforço, ela estava fisicamente oprimido e retirou-se para a casa de Liria, ao sul de Valência . Foi lá que ela morreu, em 26 de agosto. Na época de sua morte, havia cinqüenta casas da congregação, ela havia começado.
Papa Pio XII beatificado em 1958 ela e ela foi declarada santa pelo Papa Paulo VI em 1974. Sua festividade é celebrada em 26 de agosto, data da sua morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário